O que achou de nossa reforma?

sábado, 14 de novembro de 2009

Tutoriais 3.121

Falai pessoal, Hoje mostrarei tutoriais por escrito ou em video ensinando à vocês a criar/baixar/instalar todo tipo de conteúdo que o jogo Frets On Fire X suporta.



NÃO ESTOU ACHANDO UM CONTEÚDO ESPECÍFICO NO SITE. COMO RESOLVER



Bom, infelizmente a organização do blog é feita de tal maneira que a barra de pesquisas fica praticamente inútil. Então, o geito mais fácil de achar o que você quer, é entrar na página do que está procurando ( Download, Diversão... ) e apertar Ctrl+F no seu teclado para abrir uma janela de pesquisa em seu navegador. Assim que essa janelinha pequena abrir, no topo da página, é só você digitar, por exemplo, o nome de um SONG PACK que queira baixar que automáticamente o seu navegador te levará para a parte onde tem o que você escreveu escrito na página. Pode ter mais de uma correspondência, mas você será levado para a primeira.




INSTALANDO SONG PACKS




Não há nada mais simples que isso. Tudo o que você deve fazer é entrar em Downloads aqui no site e baixar todos o SONG PACK que você deseja ter. Depois, crie uma pasta dentro do seu diretório de músicas do FoFiX ( C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/songs - esse é o diretório Default do video-tutorial do blog, sendo que o meu disco é D ) com o nome do jogo ao qual se refere o SONG PACK ( se for RB2, chamar a pasta de Rock Band 2, ou RB2 mesmo... ). E por fim, é só você extrair ( descompactar ) os arquivos presentes nos packs recém baixados para dentro dessa recém criada pasta e depois jogar.



INSTALANDO/SELECIONANDO/CRIANDO NECKS




Instalando:

Baixe a neck desejada. Copie e cole tal neck para dentro da pasta "necks" dentro de "data" ( C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/necks - diretório Defaut ).

Selecionando:

Para seleciona-la no jogo,

Versão 3.030 - Entre em Options>FOFiX Basic Settings ( primeira opção ) >Choose P1 Neck [ ou Choose P2 Neck ]

Versão 3.120 ou 3.121 - Você pode selecionar a sua Neck de dois geitos diferentes. Um deles é selecionando-a como Defaut Neck em Options e a outra é selecionando uma Neck específica para o seu Profile/Avatar. Para selecionar sua Default Neck em Options, entre em Options>Display Settings> Choose Defaut Neck. A Neck selecionada será aplicada como Defaut para todos os jogadores e seus respectivos Profiles/Avatars. Para selecionar um tipo de Neck específica para seu Avatar, entre em Solo>Quick Play ( ou direto Quick Play se seu tema for baseado em Guitar Hero. Temas Megalight tem um menu de entrada no jogo baseados, geralmente, em temas Rock Band )> Guitar> Enter> Selecionar Profile/Avatar sem clicar nenhum botão> Apertar botão F3 ou botão correspondente a sua Fret#3> Neck> Use as setas para o lado para selecionar entre Select A Neck, Defaut Neck ou Theme Neck> Done para salvar alterações.

Select A Neck: Nessa opção, se você apertar Enter, uma tela de selecão de Necks aparecerá. Escolha a sua e aperte Enter novamente. A Neck selecionada aparecerá TODA VEZ QUE VOCÊ JOGAR COM ESSE PROFILE. Depois aperte Done para salvar alterações

Defaut Neck: Nessa opção sua Neck passa a ser sempre a Neck selecionada como Default no em Options. Essa opção é aconselhável caso você não queira ficar editando oseu profile sempre pra mudar a neck, ai é só ir em Options e pronto.

Theme Neck: Alguns THEMES possuem um arquivo chamado "defautneck.png". Se for o caso, essa opção possibilita que o tema escolhido use a Neck selecionada pelo criador do tema como Default. Caso o tema não tenha essa imagem, a neck escolhida será a Default Neck do menu Options.

Criando:

Pegue uma imagem qualquer ( ou a crie ) e vire-a de cabeça para baixo. É, isso mesmo, de cabeça para baixo, pois o Frets On Fire X só lê as NECKS se estiverem assim. Se estiverem de cabeça para cima, o jogo as lê de cabeça para baixo. E depois redimencione-as para o seguinte tamanho: 512 ( largura ) por 1024 ( altura ) pixels ( É o padrão e o aconselhável. O jogo só lê necks assim ou com dimensões semelhantes ).



INSTALANDO GAME PACKS




Game packs são pacotes ( compactados ) contendo o jogo Frets On Fire X ( já que o blog foi atualizado, no momento, se eu fizer ou algum outro internauta fizer, só teremos Game Packs da versão mais nova 3.121, ao qual o blog trabalha agora. Difícilmente teremos uma atualização na lista de downloads velha ) com somente um tema, algumas musicas selecionadas pelo criador, algumas necks selecionadas pelo criador e um modo carreira customizado ( talvez, depende do que escolher o criador fazer ). Resumindo, é um outro jogo, um Frets On Fire X inteiro, porem só possui um theme, então é esse o tema dele. Quando o Frets On Fire X só possui um tema, automáticamente, mesmo sem ter sido selecionado no menu de opções, esse único tema será o aplicado toda vez que você entrar no jogo. EXEMPLO: Frets On Fire X com Neck Pack Guita Hero III instalado, somente um tema ( Guitar Hero III ) e já vem com todas as musicas que encontramos no Guitar Hero III. Então esse é o Game Pack do Guitar Hero III. Como o Game Pack é um outro jogo, você terá que fazer o Download dos packs do Game Pack e extrai-los para uma pasta com o seu nome ( EX: Guitar Hero III ) que você criará em qualquer diretório ( mais comum = C:\Arquivos de Programa\[nome do Game Pack] ). Depois é só fazer o atalho do executador do jogo para a área de trabalho ou onde preferir.
Caso o Game Pack só venha ( depende de o que o criador desejar fazer ) com Necks, Themes e Songs, você terá que seguir o tutorial de instalação do jogo, mudando o diretório e aplciar você mesmo as modificações do jogo, deletando todas as Necks, Themes, Songs e Avatars já existentes no jogo recém instalado.



INSTALANDO MÚSICAS SEPARADAS




Uma música separada de um pack se constitui em uma pasta com alguns arquivos. Caso a música separada baixada pertencer à um grupo de outras músicas ( Minhas Favoritas, Músicas de Amor, Game Music, Outros, Guitar Hero... ), você deve copiar e colar essa música ( a pasta da música ) para dentro de C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/songs/[pasta com o nome do grupo de música escolhido. EX: Game Music] - esse é o diretório Defaut de músicas, a pasta songs. Caso essa música não pertença à nenhuma categoria ou você simplesmente não queira juntá-la a alguma, só coloque a pasta da música dentro de C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/songs. Como eu havia dito, uma música de FoFiX é uma pasta com arquivos, então obviamente você baixará a música dentro de uma pack .RAR, .ZIP ou .TORRENT. Se for um dos dois primeiros, o sistema de "Copiar e Colar" não funcionára, você deverá extrair o contúdo da pack para dentro dos dois possíveis diretórios listados acima. Caso seja Torrent, geralmente são pastas que vem dentro dele, ai Copiar e Colar funciona, mas se o torrent terminar e o arquivo baixado for um ZIP ou RAR, deverá extrair o conteúdo para a pasta songs.



INSTALANDO TUTORIAIS




Um tutorial de FOFiX é como uma música. Ele se constitui em uma pasta com arquivos dentro. Como tutoriais não tem categorias, só existe um diretório para instalação possível ( C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/tutorials ) - mas isso não quer dizer que você não possa criar categorias. Como eu havia dito, um tutorial de FoFiX é uma pasta com arquivos, então obviamente você baixará a música dentro de uma pack .RAR, .ZIP ou .TORRENT. Se for um dos dois primeiros, o sistema de "Copiar e Colar" não funcionára, você deverá extrair o contúdo da pack para dentro do diretório citado acima. Caso seja Torrent, geralmente são pastas que vem dentro dele, ai Copiar e Colar funciona, mas se o torrent terminar e o arquivo baixado for um ZIP ou RAR, deverá extrair o conteúdo para a pasta tutoriais.



INSTALANDO/SELECIONANDO TEMAS




No antigo FOF, o que chamamos de MOD se transforma em THEME no FoFix, a pesar de o FOFiX ter ambos como distintas funções. MOD, no FoFiX, não é MOD no FoF - no FoFiX ele não serve para nada praticamente, então nem falamos dele aqui no blog. Esse tutorial vai tratar dos THEME's. Assim como músicas, THEMES são pastas com arquivos ( fotos, documentos XML e sons ). Baixe o THEME que deseja e extraia a pasta com os arquivos no loal correto ( como um THEME é uma pasta, ele virá dentro de um arquivo .ZIP, .RAR, ou .TORRENT. Se for uma das duas opções iniciais, você deverá extrair [ descompactar ] os arquivos compactados nos recém baixados ZIP e/ou RAR para o diretório a seguir: C:/Arquivos de Programas/Frets On Fire X/data/themes - Caso seja Torrent, geralmente são pastas que vem dentro dele, ai Copiar e Colar funciona, mas se o torrent terminar e o arquivo baixado for um ZIP ou RAR, deverá extrair o conteúdo para o já dito diretório ).

Para seleciona-los no jogo:

Versão 3.030 - Options> FOFiX Basic Settings ( primeira opção ) > Themes ( setas para o lado para selecionar o THEME - caso o seu não apareça nessa listagem do jogo é porque há algum problema com ele. Geralmente essa problema encontra-se no arquivo Theme.ini ).

Versão 3.120 e 3.121 - Options> Display Settings > Themes ( setas para o lado para selecionar o THEME - caso o seu não apareça nessa listagem do jogo é porque há algum problema com ele. Geralmente essa problema encontra-se no arquivo Theme.ini ).



ATENÇÃO: Uma vez que você tenha mudado de versão todos os seus temas antigos serão perfeitamente compatíveis com o novo FoFiX, porém, com algumas imagens faltando, certas partes podem ficar em completo preto e/ou com imagens mal colocadas, tipo tela de options em tela de "Choose Avatar". Todo tema de 3.121 ou 3.120 é compatível com 3.030 e vice e versa, sendo que SEMPRE ficará melhor se um tema de 3.121 ou 3.120 forem usados em temas de 3.030 do que o inverso.


INSTALANDO/DELETANDO RECORDES ALHEIOS




Recordes ficam salvos dentro do arquivo "Song.ini", componente de uma música. Para instalar um recorde alheio ( para você tentar bater ) você deve ter a mesma música ao qual pertence aquele recorde e deletar a sua "Song.ini" para poder substituir pela da pessoa que esta disponibilizando seu recorde para bater. EXEMPLO: a música é Throught The Fire And Flames. Diretório da múscia ( no meu caso ) é C:\Arquivos de Programas\Frets On Fire X\Guitar Hero III\Throught The Fire And Flames\Son.ini . Oque eu devo fazer agora!?! Deleto esse arquivo e coloco o recorde ( Song.ini ) baixado daquela música no mesmo lugar.

Os recordes ficam salvos em forma de código dentro do arquivo "Song.ini". Se quiser deletar algum recorde alheio, simplesmente entre na pasta da música com tal recorde e delete todo o conteúdo que se apresenta dessa forma ou parecida:

EXEMPLO:
scores=63657265616c310a390a646963740a6c6973740a6c6973...

scores_ext=63657265616c310a390a646963740a6c6973740a6...

Tem muito mais números além desses. É obvio que eles devem ter uma lógica, mas como são muito complicados, se você deletar essa linha inteira você deletará TODOS OS RECORDES daquela música, inclusive os seus.



NOVO!!! COMO OBTER TODOS OS SONG PACKS DO BLOG E AQUELES QUE O MESMO NÃO TEM E MAIS DE UMA VEZ SÓ.




Primeiro você tem que certificar de que possua um HD beeeeeeeem grande ou pelo menos grande o suficiente para suportar os Song Packs que você deseja. Segundo, arranje um programa que lide com Torrent ( recomendo uTorrent ). Terceiro: procure na àrea de Download do blog pelo MEGA PACK em SONG PACKS. Lá você encontrará um link de Download de um Torrent de 31GB ( extraido ) de músicas, totalizando umas 20.000 músicas. Baixe o torrent e de duplo clique nele. O uTorrent abrirá e te perguntará onde quer salvar o Download e quais dos SONG PACKS quer ter. Selecione o diretório para "songs" dentro de "data", na pasta de seu FoFiX e escolha suas músicas. Ao terminar o Download é só jogar.

Tal Torrent possui Song Packs como Band Hero, GH 5 e Van Halen. Esses ainda não se encontram disponíveis para Download separadamente do Torrent.



COMO CRIAR UM TEMA




Um tema no jogo Frets On Fire X nada mais é do que um conjunto de imagens com fundo transparente. Essas imagens apareçem no jogo direto, uma por cima da outra. Para você criar um tema primeiro é necessário saber COMO UM TEMA É ORGANIZADO. Existe um manual que explica como cada imagem deve se chamar, seus formatos, como deve ser, se é obrigaória para um tema funcionar... Esse manual pode ser encontrado aqui:

MANUAL ONLINE ( INGLÊS COM TABELAS )
Download de Arquivo: " Images Usable By FoFiX DOCX.docx "
Download de Arquivo: " Images Usable By FoFiX DOC.doc "
Download de Arquivo: " Imagens utilizável por FoFiX DOCX. docx"
Download de Arquivo: " Imagens utilizável por FoFiX DOC.doc "

Depois de você ter aprendido isso, você poderá criar seu tema. Arranje tais imagens descritas nos manuais, monte-as como desejar e depois coloqueas dentro de uma pasta única, que deverá ser colocada ( Copiar e Colar ) dentro de " X:\Arquivos de Programas\Frets On Fire X\data\themes " ou onde quer que esteja instalado o seu FoFix

Temas possum certas linguagens como o POV que são muiito difíceis de se mecher. Então o mais aconselhável, e também o que é mais feito por todos os criadores de temas do Frets On Fire Fan Forum, é basear o seu tema em um outro, isto é, pegar a pasta de um outro tema qualquer e duplica-la. Depois, por fim, você deverá ir substituindo as imagens da pasta duplicada pelas que você criou. Cada imagem tem sua função e seu meio de ser organizadas, então, contanto que você faça imagens organizadas de forma igual, como por exemplo, "fretbuttons.png", que possui uma organização de 3 fileiras parecidas mas não iguais ( uma para botões da fret quando paradas, uma para quando clicadas, e outra para quando estiverem acertando uma nota. Fontes podem ser substituidas por outras qualqueres que você acha na internet fácilmente.

Já certos itens, como as cores das frets e o POV ( Point Of View, controla como cada parte do tema será exibido ) são decididas pelo Theme.ini

Quanto à cores, um site bom para você ver informações sobre elas é esse. Lá você escolhe uma cor, pega seu código e coloca no Theme.ini

EXEMPLO:
base_color = #ffbb02

selected_color = #d3fbfb
career_title_color = #ffbb02
library_selected_color = #d3fbfb
library_text_color = #ffbb02
song_name_text_color = #ffbb02
song_name_selected_color = #d3fbfb
artist_text_color = #e88006
artist_selected_color = #024ffd
pause_text_color = #ffbb02
pause_selected_color = #d3fbfb
fail_text_color = #ffbb02
fail_selected_color = #d3fbfb
opt_text_color = #ffbb02
opt_selected_color = #d3fbfb

fret0_color = #ff00ff
fret1_color = #ffff00
fret2_color = #00ffff
fret3_color = #ff7700
fret4_color = #00ff00
opencolor = #00ff00

Esse é o código de cores do tema do Guitar Legend.  Uma vez que você escolher uma cor diferente para o seu tema que é, digamos como um exemplo, baseado no tema do Guitar Legend, é só você deletar a a parte depois do "#" e inserir o código da cor nova que você escolheu. Não esqueça de salvar o arquivo txt.

Ao terminar o tema, não esqueça de renomar a pasta duplicada para o nome do tema.

Acho que farei um video, ensinando melhor sobre temas.



INSTALANDO PARTES DE TEMAS ( NOVO! )



Como você deve ter visto acima, cada tema possui um conjunto de imagens que em conjunto, formam o tema. E como você já deve saber, um tema é um conjunto de arquivos dentro de uma pasta. Muitas pessoas devem ter uma certa dificuldade para CRIAR partes de temas, isto é, imagens. Nesse caso, estarei disponibilizando, na área de Download, imagens a parte para o internauta pegar e usar em seu tema.
Outras pessoas que criem temas/parte de temas também poderão ajudar com suas imagens criadas ou alguma que tenha achado interessante.
Obs.: Para você que criou um tema e me mandou, me permitindo mostrá-lo no blog estará automáticamente permitindo que use do seu tema para incrementar essa área na parte de Downloads

INSTALANDO/SELECIONANDO/CRIANDO AVATARS ( NOVO! )

Instalando:

Vamos começar com o instalando. Leve em consideração que um avatar é uma imagem qualquer em formato ( o melhor é 302x413 pixels ) qualquer na extensão PNG ( também pode ter um nome qualquer ). Pegue o seu avater, seja ele uma imagem sem fundo ou não e simplesmente Copie e Cole para dentro de X:\Arquivos de programas\Frets On Fire X [ou FoFix]\data\avatars ( lavando em consideração de que esse é o diretório Defaut dos avatars, em data\avatars. Onde o resto se encontra ai depende de onde você instalou o seu FoFiX ) e ele estará instalado.

Selecionando:

Só existe um geito de selecionar avatrs num jogo. Primeiramente você terá de ter um profile. Inicie o jogo, vá em Quickplay, selecione Guitar, depois crie o seu profile se não tiver ou aperte F3 ( ou botão correspondente ao Fret#3, o amarelo no Guitar Hero original ) - Depois de feito isso você entrará no menu creator.png. Ai você edita/cria o seu profile. Aparecerá uma lista de opções. Uma delas se chama "Choose Avatar. Clique nela com Enter e depois selecione o seu avatar. Por fim aperte Enter mais uma vez e uma ultima vez em Done para salvar alterações.

Criando:

Nada mais fácil, só pegar uma imagem .png qualquer ( qualquer nome, qualquer resolução [o melhor é 302x413 pixels], ... ) e colocar no diretório X:\Arquivos de programas\Frets On Fire X [ou FoFix]\data\avatars ( lavando em consideração de que esse é o diretório Defaut dos avatars, em data\avatars. Onde o resto se encontra ai depende de onde você instalou o seu FoFiX ).


[ EM BREVE VIDEO TUTORIAL ] COMO CRIAR UMA CARREIRA

Em breve! Por enquanto, ver este artigo

[ EM BREVE VIDEO TUTORIAL ] COMO CRIAR UMA MÚSICA

Em breve! Por enquanto, pesquisar por EOF [ Editor On Fire ] no Frets On Fire Fan Forum. Para informações adicionais sobre como funciona uma música ( arquivos, nomes, formatos... ), ver este artigo.

7 comentários:

Anônimo disse...

mano eu tenhu uma duvida...eu baixei 3 packs de musicas ate agora,com o theme rock band 2,baixei 3 packs de musicas do rock band 2, o 1,2 e o 3,mas eu jogo o 1 inteiro,e os outros dois,as musicas ficam bloqueadas,e nao abre,e ja joguei varias vezes todas as musicas do primeiro pack D: pode me ajudar?desde ja agradeço

Anônimo disse...

meu,eu to com um problema:

tava jogando frets on fire x e deu que agora o som da musica ta muito adiantado(a musica vai passando mais rapido do que as teclas do jogo);me ajuda ai,quero jogar.

Anônimo disse...

me manda um e-mail por favor respondendo a minha pergunta:
as musicas do 2 e 3 pack estão bloqueadas e algumas musicas dão erro
meu e-mail: lucaspersona@live.com

William disse...

Olá! Gostaria de saber como jogo Fofix com a guitarra de GH. Por favor, me ajuuuuda!!!

weslley disse...

wlhupsel eu usei esse tutorial aqui "http://fretsonfire.wikidot.com/using-guitar-hero-controller" para aprender, se souber um pouco de inglês terá uma noção de como fazer, em todos os casos utilize a função: "http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://fretsonfire.wikidot.com/using-guitar-hero-controller"

Anônimo disse...

Olá, estou com um problema.
meu jogo está com um grande delay, quando estou no menu inicial ainda eu aperto a tecla para baixo e o jogo leva uns 3 a 4 seg para responder.
Alguem saberia me dizer oq fazer?!

agradeço desde já

Abraço a todos e o site é muito bom

Anônimo disse...

SEGUI ESTE TUTORIAL http://www.justdance2dlc.blogspot.com/ E DEU QUASE TUDO CERTO...CONSEGUI BAIXAR AS MUSICAS PARA O JOGO SÓ QUE EU NAO CONSIGO COLOCALAS NO SD POIS ELE DIS QUE ESTA COM 0BLOCKS... FUI FAZR O PASSO DA CIOSX COM IOS56 NA 249 E DEU ERRO AO INSTALAR CIOSX Rev20 na base IOS56 (RET= -1) ME AJUDA AE ALGUEM

Postar um comentário